Coprofagia – Seu Cachorro Come Cocô?

Saiba tudo sobre a coprofagia e evite esse incômodo

Seu cachorro come cocô? Fique tranquilo, ele não é o único com esse mau gosto! Esse “problema” é super comum e tem até nome: coprofagia. Apesar de não ser bacana ver seu amigo comendo suas fezes, é importante saber que não há riscos para a saúde dos dogs.

De qualquer forma, a recomendação é analisar todas as possibilidades para tentar entender o que está fazendo seu pequeno se alimentar dessa forma.

Os motivos principais são:
– Cães são gulosos e “sem noção”, comem tudo o que veem pela frente!
– Muitas vezes a coprofagia é natural e normal, pois os cachorros querem evitar que nutrientes sejam desperdiçados nas fezes
– Cocôs de outros animais, como os gatos, podem parecer saborosos, pois eles se alimentam com mais gordura e proteínas – é como comer um petisco ao invés de jantar arroz e feijão!
– Fezes podem ser fonte de fibras, enzimas pancreáticas e bactérias benéficas, então se alimentar do cocô pode ser uma tentativa de buscar nele nutrientes que estão faltando na alimentação.
– Se eles estiverem com vermes, absorver os nutrientes pode ser mais difícil, então a coprofagia aparece
– Tédio! Ele pode estar comendo as fezes porque não tem estímulo suficiente. Pode também ser uma forma de chamar a atenção do dono
– Necessidade de limpeza: os dogs também querem ficar em um ambiente limpinho, então podem encarar a comilança como uma forma de limpar a casa!
– Também pode ser trauma, se um dia ele tomou uma bronca por fazer cocô. Ele pode achar que é errado e quer esconder de você a “malcriação”

Na dúvida consulte seu veterinário, pois ele irá analisar o cotidiano do bichinho para encontrar o problema e a solução.

Enquanto não há o veredito, existem algumas formas de evitar esse incômodo:

– Recolha as fezes imediatamente e cheque se todo o recinto está livre de cocô
– Cães cansados são cães felizes e, consequentemente, se interessam menos pelas fezes. Passeios e brincadeiras são essenciais, sempre!
– Vermifugue seus animais frequentemente, de 6 em 6 meses, pelo menos
– Considere trocar a alimentação de seus amigos por rações premium e opções vegetarianas como a FriDog (www.vegpet.com.br/racao-vegetal)
– Suplemente a dieta, se necessário, com ajuda do veterinário

Leave a Comment: