Cachorros idosos devem ter cuidados especiais

Costumamos dizer que a vida passa num piscar de olhos, né? Imagina pra um cachorro? Entende-se hoje em dia que ¼ da vida de um cão corresponde à terceira idade. Por volta dos 7 anos, eles costumam começar a apresentar os primeiros sinais de envelhecimento, embora os tutores não devam relacionar todo e qualquer desconforto ou perda de interesse com a idade. O ideal é ficar atento e, caso precise, buscar ajuda para garantir qualidade de vida ao animal.

Veterinário sempre

É recomendado que um cão visite um veterinário semestralmente, mas essa frequência deve se tornar maior quando a idade chega. A saúde de um animal idoso é mais frágil, eles podem ter mais problemas para curar-se de qualquer infecção e a tendência é surgirem doenças como catarata e diabetes ou problemas periodontais, que provocam a queda dos dentes e a dificuldade de ingerir alimentos.

Com a diminuição de atividades físicas, pode surgir também a obesidade. Por isso, é tão importante continuar com uma rotina de exercícios e regular a oferta de comida e petiscos. (Que tal uma dieta equilibrada vegetariana? Link)

Assim como nos humanos, é comum cães com idade sofrerem de artrite. Ela aparece por genética, traumas, diminuição da lubrificação ou por puro desgaste. Essa doença pode causar bastante desconforto, dor ao levantar, caminhar e deitar. Existem alguns tratamentos, como protetores articulares, fisioterapia e acupuntura que podem ajudar o animal a conviver com o problema.

Além dessas, outros quadros graves, como problemas no coração, renais e câncer, precisam receber o tratamento correto e, para isso, o diagnóstico precoce é sempre nosso melhor amigo! Por isso, as visitas ao veterinário precisam ocorrer com bastante frequência.

Facilite a vida dele!

Embora não tenham o mesmo pique de antes, é importante que o cachorro continue sendo estimulado mental e fisicamente. Ofereça brinquedos adequados e não deixe de levá-lo para praticar atividade física. Sempre, é claro, respeitando seus limites.

Um local especial de descanso também é um cuidado importante. Mantenha um espaço para que ele possa descansar, longe de lugares úmidos, de muito sol, se possível sem muito barulho e de fácil acesso. Evite degraus, lugares altos ou obstáculos que precisem de certo esforço.

Se possível, não faça mudanças no mobiliário, hábitos e horários. Com o passar do tempo, audição e visão ficam deterioradas e qualquer mudança abrupta, pode desencadear um quadro de estresse.

E o mais importante de tudo: ele precisa saber que você está lá para tudo o que precisar. Com a diminuição dos sentidos, ele pode ficar mais medroso e dependente. É hora de mostrar para ele que ele pode contar com você, assim como você contou com ele durante todo o seu período juntos!

Seguindo todas as recomendações, os anos finais do seu companheiro podem ser saudáveis e felizes. Aproveite cada segundo com ele!

Leave a Comment: