Como escolher o nome do meu gato?

Muita gente acha que o nome que damos aos nossos gatos é indiferente, já que eles não vêm quando chamamos, porém, isso não é verdade. Os bichanos também sabem qual é seu nome, mas algumas vezes eles simplesmente não querem atender!!! Não fique triste, esse jeito independente dos felinos é um dos seus maiores atrativos e isso não significa que ele não te ame.

Mas escolher um bom nome pode ser essencial para que o chamado funcione. Vale pensar que nas próximas duas décadas, aproximadamente, você vai chamar seu amigo por cerca de 70 mil vezes. Ou seja, é importante que o nome seja bom. Não só para ele, mas para você também. Não adianta chama-lo de algo que você tem vergonha de repetir em público, por exemplo. Nem de um nome super difícil que seja somente bonito.

Assim como no caso dos cachorros, alguns nomes são melhores que outros. O ideal é escolher nomes curtos, fáceis de chamar e que sejam fortes. Isso faz com que a comunicação seja, desde o início, mais simples. Pesquisas mostram que os gatinhos respondem melhor a nomes com duas sílabas.

A melhor dica é: antes de definir o nome do gatinho, fale-o em voz alta, como se estivesse chamando. Se ficar difícil de pronunciar ou de dar uma entonação de chamado ou de “bronca”, pode não ser uma boa opção.

Se você puder testar na presença do gato, melhor ainda. Caso ele olhe para você quando você chamar, já é um bom indício de que a escolha é boa.  Quando você adota um gatinho que já estava em um lar temporário ou abrigo ou já é adulto isso é ainda mais importante. É bom usar o nome que já estava sendo usado. Dessa forma, ele atenderá mais rápido ao seu chamado. Caso não goste do nome, tente outras variações com a mesma entonação ou com o mesmo final.

Uma outra dica importante é não escolher um nome que se pareça com alguma palavra que você usa muito. O melhor exemplo disso é a palavra “não”. Se você escolher um nome que rime com “ão”, o animal pode ficar confuso e, além de não atender, não entenderá quando você estiver o repreendendo. Evite também nomes que tenham a mesma sonoridade dos membros da família, pelo mesmo motivo.

Treinando

Para ensiná-lo a atender pelo nome, a dica é associar o chamado a algo que ele goste muito. Geralmente ou é a comida, ou petiscos ou brinquedos. Observe o que ele prefere e depois comece a chama-lo para estes momentos.

Não use apelidos ou diminutivos do nome, pois nesse caso o bichinho pode ficar confuso. Use sempre o nome que escolheu para reforçar e fazer com que ele se acostume. Depois de um tempo você até pode chama-lo por outros nomes, mas não espere que ele compreenda todos.

Nomes em alta

Tem nomes que são super comuns entre os felinos, né? Mimi, Mel, Nino, Nina… Assim como no caso dos cachorros, há muito modismo e ondas. Quem convive entre amantes de gatos ouve bastante os nomes que remetem à comida, já reparou? Amora, Farofa, Kiwi, Sushi e até Azeitona… As variações são infinitas a pode ser divertido experimentar!

Também há quem preferia as opções de nomes famosos de bichanos, como: Mingau (da Magali), Marie (do filme Aristogatos), Garfield, Frajola, Tom, Hello Kitty, Felix. E também tem gente que curte colocar nomes de famosos como Xuxa, Pelé ou dos ídolos mais atuais como Thor.

A lista é infinita e vale à pena pesquisar e ver qual é o nome que mais combina com o bichinho, com você, com sua família. Mas, claro, sem esquecer as dicas que demos aqui. Caso contrário, pode ser que o pequeno não te atenda e aí não adianta culpa-lo por isso! 😉

Leave a Comment: