Assim como os cães, os gatos têm uma forma característica de se comunicar. O andar, a posição da cauda, das orelhas, o modo como ele olha e mesmo o miado, podem dar dicas valiosas sobre como seu animal está se sentindo.
Com o passar do tempo é comum entender melhor nosso amigo e prever suas ações, mas, se você ainda não consegue decifrar o que ele quer ou precisa, vale a pena observar as dicas a seguir.
Linguagem da cauda
Existem mais de 25 movimentos corporais comuns aos gatos e a cauda é uma das partes que mais sensações transmitem.
- Cauda para cima, parada: ele está feliz e mais acessível;
- Cauda para baixo: pode indicar que ele está se sentindo ameaçado, amedrontado;
- Cauda com pelos arrepiados: ele pode estar assustado;
- Cauda se movendo rapidamente: diferente dos cachorros, quando os gatos movem a cauda assim, podem estar irritados e querendo ficar sozinhos;
- Cauda em formato de arco e arrepiada: posição defensiva e de um possível ataque;
- Cauda reta, mais rígida: ele está curioso.
Linguagem da orelha
Outra parte do corpo do gato que você prestar atenção é nas orelhas. A posição em que elas estão em determinado momento, pode mostrar o que ele está sentindo e como devemos agir.
- Orelhas apontadas para cima: sinal de alerta;
- Orelhas viradas para trás: ele está irritado e o melhor é deixá-lo sozinho;
- Orelhas viradas para frente: ele está feliz e provavelmente quer brincar;
- Orelhas achatadas contra a cabeça: ele está assustado, irritado e pode atacar.
Linguagem dos olhos
Além da cauda e das orelhas, os olhos podem revelar bastante sobre nosso amigo. Já que a luminosidade do lugar em que o gato está interfere nesse quesito, é preciso analisar o conjunto de reações para entender o que está acontecendo de fato.
- Olhos abertos: ele está feliz e confiante;
- Pupilas dilatadas: ele pode estar surpreso, estimulado ou ainda assustado;
- Pupilas apertadas: podem indicar tensão ou agressividade;
- Olhos piscando lentamente: ele está seguro, confia em quem está por perto.
Aliás, se você deseja bater um papo com seu bichano, tente fazer isso. Olhe fixamente para ele e pisque. Provavelmente ele vai piscar de volta quantas vezes você fizer isso. É uma delícia ver que estão se comunicando e gerando um clima de paz delicioso que os gatos são peritos em proporcionar!
Miados
O miado é extremamente importante no dia a dia de um gato. Há pesquisas que comprovam que os gatos, atualmente, só miam para se comunicar com seus humanos. Ele vai chamar atenção, aprovar algo, pedir alimento ou água e expressar algum tipo de cumprimento. Compreender a diferença de altura e intensidade, pode economizar bastante tempo na tentativa de ajudá-lo.
Entender todos esses sinais, em conjunto com o que você já conhece sobre personalidade do animal, pode tornar a convivência mais harmoniosa e garantir uma vida muito mais feliz para o seu companheiro.