Conheça 6 plantas nocivas para cachorro e gato

Os pets, principalmente os gatos, adoram “fuçar” em plantas e até mesmo comê-las. Esse é um instinto animal, mas precisamos sempre estar atentos, pois algumas plantas são nocivas e pode levar seu pet à morte. O ideal é sempre olhar a espécie antes de compra-las e, na dúvida, conversar com um especialista.

E como perceber que meu cão/gato foi intoxicado? A maioria das plantas tóxicas provocam irritações na pele, boca e estômago. Qualquer sintoma suspeito é uma dica para leva-lo ao veterinário. Não espere os sintomas se agravarem.

Se você possui algumas dessas plantas em casa ou seu pet já teve contato com elas, fique esperto. Se você realmente quer tê-las, cuide para que seu cachorro ou gato não tenha acesso, colocando-as longe do alcance – o que é bem complicado no caso dos gatos, né?

O ideal é evitar estes tipos em sua casa. Troque por opções inofensivas para os seus bichinhos e viva com tranquilidade e harmonia! 😉

Confira que plantas evitar:

Comigo-ninguém-pode

O nome já diz tudo, né? Essa é a planta que mais causa intoxicação nos animais, isso porque é uma planta muito fácil de ser encontrada nos lares (devido a crença de que ela traz proteção ao lar). As substâncias encontradas nela não fazem mal somente aos pets, mas também aos humanos. Os sintomas podem ser irritação na pele, edema, asfixia e podem até chegar à morte. Quem tem essa planta em casa deve redobrar a atenção!!!

comigo ninguém pode

Lírio

Uma planta linda, mas altamente tóxica para os animais. Sua ingestão, mesmo que em pequena quantidade, pode ser fatal.

lírio

Avenca

Mais uma planta de quem é supersticioso. Dessa vez a crença é de que ela espanta o mau olhado. Bonitinhas, pequenas, mas MUITO perigosas para os animais. A ingestão da Avenca pode causar câncer nos pets, tenha cuidado!

avenca

 

VegPet

 

Azaleia

Ahh, a Azaleia… Linda e muito vista na cidade de São Paulo. Ela é encontrada em casas, restaurantes, lojas e até mesmo nas ruas. O que muitas pessoas não sabem é que essa linda planta pode prejudicar seu animal de estimação. Ao ser ingerida ela causa distúrbios digestivos e, em casos mais graves, problemas cardíacos.

azaleia

Palmeira Sagu

Cuidado com ela! Tanto a folhagem quanto as sementes são venenosas, e a sua ingestão pode causar diarreia, convulsões, falha renal e outros problemas mais sérios.

palmeira sagu

Tulipas e Boldos de Narcisos

Flores lindas, né? Mas como nem tudo que é lindo é bom, essas plantas podem causar irritação gastrointestinal, perda de apetite, híper salivação e até mesmo depressão, convulsão e doenças cardíacas. Isso porque o boldo encontrado nelas é muito tóxico para os pets.

tulipa

Leave a Comment: