Vantagens de adotar um cão adulto

Você decidiu adotar um cachorro. Ótima escolha! Agora, surge uma nova pergunta: filhote ou adulto?

A tendência da maioria das pessoas que decidem tornar-se tutores de um cão é procurar um filhote. Porém, filhotes nem sempre se encaixam na rotina. Assim como bebês, eles precisam de muito cuidado e atenção, disponibilidade e paciência redobrada. Fora o gasto de energia, que precisa ser bastante intenso.

A primeira vantagem de optar por um cão adulto é que você não terá surpresas com relação ao tamanho e temperamento do animal. É bem importante avaliar esses pontos antes de visitar um lar de adoção e escolher seu novo amigo. Você tem disponibilidade para ter um cachorro de grande ou médio porte? Na sua vida, se encaixa melhor um animal mais agitado ou mais quieto? Os abrigos costumam ter esse tipo de informação para que o novo tutor realize uma adoção responsável e evite devolver o bichinho.

(Confira nosso post sobre como escolher seu cachorro aqui)

Facilidades na rotina

Cães adultos raramente tem problemas com o local das necessidades. Eles também já sabem passear e costumam ser mais sociáveis. Se você tem crianças em casa, ou outros animais, é ainda mais importante conversar nas instituições de adoção para garantir o temperamento ideal.

Outra vantagem é a maturidade do cão adulto. Filhotes crescem num piscar de olhos e, com poucos meses, tornam-se adolescentes, com energia de sobra. Se você for um tutor de primeira viagem vai se assustar com a necessidade constante de estar em movimento que um filhote precisa. Adultos já estão maduros e separam bem a hora de brincar e a hora do descanso. Vão ser ótimas companhias caso você faça mais o estilo Netflix e sofá que o tipo academia e parque! 😉

Cães adultos são bons protetores

Se você pensa em um animal para guarda, o cachorro adulto é o ideal. Ele guardará sua casa a partir dos primeiros dias, assim que se sentir parte dela.

Para qualquer novo animal, a adaptação é importante. Mas, uma vez adaptado, seu novo amigo não terá qualquer problema em ficar sozinho durante o período que você precisar. Um filhote, nesse caso, precisaria de mais atenção.

E, então, convencido? Tenha certeza que você levará para casa um grande amigo, que virá com um conjunto de desafios e oportunidades, mas que será grato por toda sua vida.

Vale lembrar que adotar um animal adulto, além de todas essas facilidades, ainda vai fazer seu coração se encher de alegria, pois você estará tirando de abrigos ou da rua um bichinho que pessoas já descartaram ou simplesmente não consideraram. Ou, muitas vezes, vai dar um lar para um cachorro que passou grande parte de sua vida em uma gaiola. Ele pode não conhecer o conforto de um sofá ou de uma caminha. Já pensou? Ele pode não saber o que é passear livre na companhia de seu dono! Você estará levando pra casa uma companhia, mas dando uma vida digna pra um ser!  Converse nas ONGs e com protetores e veja como eles serão gratos a você por essa escolha!

Leave a Comment: