Por que os cães dormem tanto?

Diferente de nós, humanos, os cães não possuem o padrão binário do sono (12h ou mais acordados e 8h ou menos dormindo). Eles passam 50% do tempo dormindo, 30% acordado, porém inativo, e 20% acordado e ativo.

Em média um cão adulto dorme de 12 a 14 horas por dia, já os filhotes chegam a dormir até 18 horas por dia. Mas há exceções: quanto mais ativo um cachorro for, mais ele vai dormir. Ou menos, como os cães policiais e cães-guia, por exemplo, que são treinados para estarem sempre alertas.

Também há maneiras de estimular cães sem funções especiais a serem mais ativos, como variar o caminho do passeio diário; esconder brinquedos que ele goste para aguçar seus sentidos para achar; deixar seu cão socializar com outros, etc.

Você também pode atribuir a ele uma função, como levá-lo para trabalhos voluntários em hospitais, por exemplo, se ele tiver um bom temperamento. Há ONGs especializadas que podem te ajudar.

Cães também têm insônia?

Falamos sobre os cães que dormem muito, mas e os que não dormem? Cães também sofrem de insônia? É muito raro, mas eles podem sim sofrer de doenças do sono que são comuns nos humanos:

Insônia – pode estar relacionada à artrite, problemas renais, alergia, distúrbios da tireoide;

Narcolepsia – sono excessivo durante o dia pode ser um sinal desse distúrbio. Neste caso o cão entra em um sono profundo em que, geralmente, acontece a paralisia parcial dos músculos;

Apneia do sono – se o cão ronca muito ou muito alto pode ser um sinal de apneia, assim como nos humanos. O problema causa paradas na respiração, que podem ser perigosas e precisam ser investigadas. Cães com sobrepeso e focinhos curtos estão mais propícios.

Na dúvida, consulte seu vet! 😉

Leave a Comment: