Anemia em cães: causas, sintomas e tratamentos

Provavelmente você conhece (ou já teve) anemia, problema muito comum entre os humanos. Porém os pets também podem sofrer com este problema, você sabia?

A anemia é a diminuição do número de glóbulos vermelhos, que são as células do sangue responsáveis por transportar o oxigênio para os órgãos. Por isso ela é muito preocupante. 

Causas

As causas da anemia nos pets podem ser várias, como: acidentes (grande perda de sangue); parasitas (carrapato, vermes intestinais, pulgas); alimentação (falta de vitaminas e ferro); doença renal crônica (a falta da produção de eritropoietina, a medula não é estimulada a produzir células), dentre outras.

Sintomas

Os sintomas são de fácil identificação, já que que interferem principalmente no comportamento dos pets, como:

  • Perda de apetite e peso;
  • Urina escura;
  • Indisposição;
  • Cansaço excessivo;
  • Mucosa do olho e gengiva pálida.

Caso você perceba algum desses sintomas no seu amigão procure logo um veterinário para iniciar o quanto antes o tratamento.

 Tratamento

O tratamento pode ser simples, apenas algum medicamentos e ajustes na rotina como alimentação, remédios para pulga etc, mas isso dependerá do tipo de anemia e por isso a importância de procurar o veterinário o quanto antes, já que em casos mais sérios pode ser necessário até transfusão de sangue.

 

Leave a Comment: