Saiba tudo sobre a doença do carrapato

Uma das mais graves zoonoses (doenças de animais) é a doença do carrapato, uma doença infecciosa que atinge mais comumente os cães, e raramente gatos ou seres humanos. Mesmo assim, só de ouvir esse nome muitos pais de pets já ficam desesperados, afinal essa doença pode ser fatal. Por isso, o primeiro passo para ajudar o seu pet e prevenir que ele se contamine é entender :

 

Tipos da doença

Também conhecida como hemoparasitose, ela pode se apresentar de duas formas: como erliquiose (ou Erlichiose) e como babesiose, ambas transmitidas pelo carrapato marrom. A primeira age sobre os glóbulos vermelhos, já a segunda ataca os glóbulos brancos do sangue, destruindo-os e afetando o organismo dos pets. Elas podem atacar separadamente, ou ainda atingir os pets ao mesmo tempo, o que faz o quadro clínico se agravar.

É uma doença muito comum no verão, já que o carrapato precisa do calor e da umidade para se reproduzir, mas mesmo no inverno é importante ficar alerta caso o seu pet apresente algum sintoma.

Sintomas

Os sintomas dependem muito da reação do organismo do animalzinho, mas podemos enfatizar alguns e dividir em 3 fases:

  1. Fase aguda: nessa fase os sintomas começam a aparecer entre a primeira e a terceira semana após a infecção. Os pets podem ter febre, falta de apetite, perda de peso, vômitos, sangramento nasal, dificuldades respiratórias, manchas avermelhadas na pele e manchas esbranquiçadas nos olhos.
  1. Fase subclínica: essa fase pode durar de 6 a 10 semanas e o pet não demonstra nenhum sintoma clínico (geralmente só é possível descobrir a doença através do exame de sangue). Às vezes, alguns animais demonstram perda de apetite, mucosas pálidas, inchaço nas patas, sangramentos e até cegueira.
  1. Fase crônica: nessa fase os pets geralmente apresentam os mesmos sintomas da fase aguda, mas de uma forma mais agressiva, inclusive com infecções secundárias como: pneumonia, diarreias e problemas de pele. Por isso é importante ficar atento a qualquer sintoma, pois nessa fase a doença já começa a se tornar autoimune, ou seja, compromete o sistema imunológico do seu animal.

Tratamento

Ao observar qualquer sintoma, por mais simples que seja, como por exemplo o vômito, DESCONFIE e leve o seu peludo ao veterinário. Afinal, tudo que é descoberto no início tem maior chance de cura. O tratamento geralmente é feito à base de medicamentos e devido a anemia que a doença causa, o seu pet também precisará de vitaminas. Mas tudo isso deve ser receitado pelo veterinário, certo?

Com a doença do carrapato é melhor prevenir do que remediar, portanto a melhor dica é PREVENÇÃO! Existem diversas maneiras/produtos que ajudam seu pet a ficar longe de carrapatos e pulgas (coleiras, talcos, sprays, medicamento oral, etc), procure a que melhor se enquadra no seu orçamento e garanta a saúde do seu animalzinho e a sua tranquilidade.

Leave a Comment: