COMO ENCONTRAR SEU PET PERDIDO?
Veja Detalhes de Como Agir Nessa Situação Delicada

Quando você estiver lendo este artigo, provavelmente já está procurando por seu animal de estimação perdido por 24 horas ou mais. Você andou, dirigiu pelo seu bairro. Foi ao abrigo animal local, postou no facebook, grupos de resgate, compartilhando que seu animal de estimação está desaparecido. Perdeu muito sono.

Você está lendo porque sente que as chances são fortes de recuperar o seu animal de estimação. Na grande maioria dos casos, seus instintos serão verdadeiros.

Vamos tentar ajudá-lo. Vamos examinar brevemente três coisas:

Por que os animais de estimação correm e onde eles costumam ir, os passos lógicos a serem adotados para ajudar a recuperação.

Coisas que você pode dizer aos seus amigos mais tarde, se estiver entre os muitos que conseguiram recuperar seu peludo perdido.

(1) Por que e para onde vão os animais de estimação?
(2) Passos para recuperá-lo
(3) Como evitar perdê-lo

como-encontrar-seu-pet-perdido

1. Por que os animais de estimação correm para longe e para onde eles vão?

Normalmente, os pets escapam do tédio agudo ou da solidão; para responder aos impulsos sexuais se eles não foram castrados; em resposta a eventos repentinos e inesperados que os assustam; por curiosidade; se portas, janelas ou portões forem deixados abertos. Pode acontecer também de estarem em uma casa nova e eles estão à procura de seus antigos tutores.

Até onde eles correm é apenas uma função de quão longe as pernas os levarão. Os cães grandes e fortes, especialmente os jovens, podem correr 8 KM ou mais. Cachorros pequenos podem passar de 1KM no máximo. A maioria dos peludos são recuperados dentro de um círculo de 3 ou 4 km de sua casa, especialmente porque normalmente nunca correrão por um longo percurso em linha reta, não importa quão forte ou rápido eles sejam.

Se é um cão acostumado a sair, estará à procura de outros cães e humanos que sejam amigáveis e que possam confortar, alimentar e protegê-lo. Os vizinhos e os parques públicos são pontos que irão agradá-los. Se é um animal de estimação tímido ou mais antigo e não confiar em estranhos, ele se esconderá. Os arbustos e os carros são bons locais.

Provavelmente, seu melhor amigo tentará voltar para casa, mas falhará. Em uma certa minoria de casos, o cão está em perigo. Um carro ou um predador chegarão a ele. As probabilidades são muito maiores que alguém o viu, pegou para cuidar e está aguardando você entrar em contato (de alguma forma).

1 em cada 4 Brasileiros tem um animal de estimação. As pessoas nessas casas responderão favoravelmente a um bichinho perdido. Existem famílias que não têm pets no momento, mas em algum período da vida algum membro já teve. Forte chance de serem acolhedores. Outras têm filhos, que estarão ansiosos para ter um cão para cuidar. Isso quer dizer que existem um monte de olhos e ouvidos, muitas pessoas que estão ao seu lado para encontrar e ajudar seu pet voltar para casa.

Em muitos casos, alguém vai levar seu pet. Essas pessoas podem estar dirigindo, trabalhando no bairro, podem viver na rua. Na maioria das vezes, elas não estarão equipadas e/ou preparadas para abrigar ele. A casa não estará planejada para hospedá-lo . Os pais podem não permitir o novo morador.

Se você tem uma tag de identificação, coleira personalizada, ou pingente de identificação em seu cão com um número de telefone atual, incluindo o código de área, ou mesmo o código da tag para a pessoa digitar e encontrar seus dados, parabéns! Você fez a lição de casa e aumentou as chances de seu pet voltar para casa rapidamente.

As pessoas levam animais perdidos em veterinários locais, hospitais de animais, canis, até mesmo pet shops. Elas os levam para abrigos (que às vezes são distantes e têm horas de operação restritas) e para organizações de resgate. Se for encontrado com uma identificação com informações atuais, a pessoa fará o retorno direto para você. Se ele for encontrado sem nada, a menos que o cão seja levado para algum local no qual você tenha registrado ele como desaparecido, encontrá-lo será uma tarefa muito mais difícil e demorada.

Então, como você cobrir todas essas possibilidades? Como você aumenta as probabilidades de encontrar seu pet?

encontrar animal perdido

2. As etapas lógicas para conseguir encontrá-lo

Você já fez toneladas de coisas, mas nada funcionou. Respire fundo. Vamos começar de novo.

Vamos pensar sobre o motivo mais provável que fez seu animal de estimação fugir.

Vamos pensar sobre o tamanho e a forma física do seu pet.

Vamos desenhar um círculo ao redor do local onde você o perdeu. 1 KM, 2KM, 5KM, você decide.

Vamos pensar sobre os lugares nesse círculo em que você provavelmente irá encontrar companhia, conforto e comida. Um pátio de escola? Uma casa onde seu cachorro às vezes recebe petiscos ou tem um amigo que olha durante as caminhadas? A porta do carro aberto de um estranho?

Pensemos em todas as pessoas que vivem dentro desse círculo, que vão para a escola, que andam nas praças próximas, que você encontra durante o passeio, e mais, prestadores de serviços que sempre circulam nessa área, como quem mede nossa água, carteiros, entregadores, etc.. Pessoas que passam muito tempo fora e provavelmente verão um cachorro perdido. Tem aquelas que dirigem pelas ruas regularmente como parte de seu trabalho, que você não conhece e que não conhece você.

Vamos pedir para todos eles procurarem seu animal de estimação perdido. Vamos incluir todos que lembrarmos.

Você precisa fazer cartazes grandes, coloridos e atraentes. Precisa incluir a palavra Recompensa em letras grandes, para que todos entendam que isso é realmente importante. Também deve incluir uma foto do seu pet. Caso não tenha, procure no seu facebook ou no de amigos que possam ter a foto dele.

Leve seu texto e a imagem do seu cachorro para fazer cópias / impressões. Eles podem rapidamente transformá-lo em um grande cartaz colorido por um valor muito pequeno. Por favor, ajude-nos a encontrar … Ela foi vista pela última vez na esquina de … Ela é uma Labrador dourada, 3 anos de idade. Ela estava usando uma gola vermelha. RECOMPENSA de R$ 300 por informações que levem ao seu retorno.

Peça-lhes que imprimam 10 a 20 cartazes grandes e 100 versões pequenas que seja fácil de enviar.

Você deve colocar os cartazes onde a maioria das pessoas vejam, trabalham ou transitem regularmente pela área do acontecimento. Assim, terão a chance de desacelerar e vê-los. Cruzamentos grandes, controlados por semáforos. Entrada e saída de parques, mercados, shoppings e locais de grande circulação. Onde todas as crianças da escola saem do ônibus ou são retiradas pela manhã, para que pais e filhos possam vê-las.

Agora você adicionou mil pessoas à sua busca.

A pessoa que levou o cachorro ao veterinário na cidade próxima. A criança que viu um cachorro no fundo do quintal. O novo vizinho que não sabia que era seu animal. O motorista de caminhão que parou em uma rota para pegar um cão perdido, mas não podia fazer nada sobre isso até que ele tivesse terminado a entrega, a 2 horas da estrada. Eles estão lá, procurando com você.

Vá para casa. Olhe o Facebook. Você precisa enviar sua versão pequena do cartaz para veterinários, canis, hospitais de animais, abrigos de animais e pet shops na área de pelo menos o dobro do tamanho do seu círculo. Não seja tímido, eles não compartilham informações. Um pet shop que adote um pet perdido sem identificação, não teria como saber se aquele cachorro/gato fica a 5 ou 15 quilômetros de distância de sua casa. Facilite a vida de todos espalhando cartazes no maior número possível de locais físicos e grupos na internet!

Existem muitas organizações de resgate que publicam regularmente listas atuais e fotos digitais de animais de estimação encontrados, como forma de ajudá-los a ir para casa ou serem adotados.

Digite animais resgatados (sua cidade) no google, procure no facebook grupo de resgate e adoção, todas essas pessoas amam animais e com certeza ajudarão você encontrar o seu.

Use a internet para obter os nomes e endereços dos abrigos de 3 a 5 bairros e até mesmo municípios adjacentes.

Você pode anunciar na seção de classificados do jornal local, fazer anúncios no Mercado Livre, OLX, etc.. Sempre com detalhes e mencionando a recompensa. Tenha cuidado com as pessoas que o chamam dizendo que encontraram o seu pet. Você está vulnerável nesse momento. Há pessoas que usam esses anúncios para roubar seu dinheiro da recompensa, podem se aproveitar do seu estado emocional fragilizado.

Então você pendurou seus cartazes. Enviou seus folhetos. Visitou os abrigos, pet shops, hospitais locais. Está revisando as postagens da internet uma vez por dia (no mínimo). Está de olho em todos os canais possíveis para encontrar seu cão.

É hora de começar a acalmar-se.

É bom continuar caminhando e dirigindo em busca de seu peludo, mas programe horas para você tentar, dentro do possível, descansar e recuperar sua energia física, mental e emocional.

Continue fazendo as coisas normais em sua vida. Não é para o seu animal de estimação. Isto é para você. O desgaste de tudo isso é substancial. Quanto mais puder manter padrões normais para si mesmo, mais poderá ficar focado e produtivo.

E agora, é hora de esperar pacientemente enquanto continua sua vida normal. A maioria das pessoas recebe a ligação que seu animal de estimação foi encontrado.

como encontrar meu pet

3. Coisas que você pode dizer aos seus amigos se estiver entre os muitos que conseguiram recuperar um pet perdido

Pensamos viver em uma sociedade de alta tecnologia, talvez seja verdade. Mas quando se trata de manter um animal de estimação em casa ou ajudá-lo a voltar para seu lar, caso esteja perdido, trata-se de um assunto de baixa tecnologia.

Boas cercas. Bons portões. Boas janelas. Boas portas. Muitos animais correm quando são deixados em carros e conseguem escapar. Eles geralmente são perdidos longe de casa e longe de tudo o que eles reconhecem. Por favor, pense 3 vezes antes de deixar um cachorro no carro sem vigilância. É perigoso de muitas maneiras diferentes. Você deixa a janela aberta para que não fique muito quente. Algo pode assustá-lo, ele passar pela fresta, e você não está lá. O cão esta livre. Por favor, pense sobre isso.

Esteja em guarda quando traz um novo animal de estimação em sua casa.

Adicione dobradiças aos portões de quintal para que eles estejam sempre fechados.

Tire fotos dele. Armazene-as digitalmente se puder (basta gravar no seu PC ou HD).

Atualize todas as tags do seu animal de estimação, pingentes e use coleira de identificação. Dois números de telefone com código de área. Pelo menos um número que tenha uma secretária eletrônica ou correio de voz. Muitos carros e muita mobilidade nos dias de hoje. Seu cachorro perdido pode ser encontrado em menos de 60 minutos, nas mãos de um estranho amável que quer devolvê-lo. Faça a vida dessas pessoas mais fáceis!!

Peça sua Tag. Temos uma promoção no próprio site que vende a Tag de Identificação PingPet por apenas R$1,00 + Frete, você pode acessar o link da oferta clicando aqui.

pingente de identificação PIngPet

 

Você também pode comprar uma coleira com seu número de telefone (incluindo o código de área) nela. Você pode pensar que o seu cão é amigável, mas imagine um estranho que está tentando ajudar seu pet amedrontado e confuso, sem deixá-lo chegar perto da tag. Você vai facilitar a vida dele se estiver com coleira de identificação personalizada. Veja alguns modelos possíveis com 2 telefones.

coleira personalizada com telefone

Quero repetir isso porque é muito importante. Se o seu cão está perdido, a primeira linha de proteção em voltar para você é uma coleira com uma etiqueta que identifica facilmente o lugar onde o cão pertence. Dois números de telefone com código de área significam que, uma vez que você receber a chamada, o tempo e o transporte para ele voltar para sua casa estarão em suas mãos =)

Seu cachorro deixa chegar perto o suficiente para ler a etiqueta? O estranho tem medo de todos os cães? A informação foi desgastada da etiqueta porque você comprou qualquer identificador? Esqueça bonito quando se trata de tags. Esqueça o bonitinho e barato. Tenha uma boa coleira com nome, número de identificação e Tag para receber o contato no seu celular e e-mail.

Por último, já existem os chips de identificação. Porém, não são todos lugares que possuem o leitor, mas mesmo assim vale a pena ter.

Tenho esperança que um dia, todos sejam responsabilizadas criminalmente pelos pets abandonados propositalmente, e, também, que todos possam identificar e devolver para um lar os pets que escaparam de forma acidental.

Se perdeu o seu animal de estimação, espero que a informação acima traga seu pet de volta para você. E quando ele estiver em segurança, nos seus braços, ajude a divulgar e compartilhar essa informação para prevenir, pois essa é, e sempre será, a forma menos dolorida de garantir a segurança dos nossos anjos de 4 patas.

Texto em inglês (com pequenas adaptações)

How to Find Your Lost Dog