Guia Rápido de Adestramento - Ensinando seu Cão a Sentar

Guia Rápido de Adestramento – Ensinando seu Cão a Sentar

Este artigo ensina como adestrar seu cãozinho a sentar e faz parte de um dos capítulos do e-book exclusivo que acompanha o Método Adestramento Fácil. Nele, você encontrará técnicas valiosas e práticas para ensinar comandos básicos de forma simples e eficaz! Quer aprender muito mais e transformar a convivência com seu pet? O curso completo oferece um guia passo a passo com métodos avançados e aulas em vídeo. Confira em: metodoadestramentofacil.com.br.

Ensinando seu Cão a Sentar

O objetivo dessa aula é que seu cão se sente sempre que você der o comando correspondente.

O comando “Senta” é um dos comportamentos mais simples e geralmente um dos primeiros a ser ensinado aos cães, uma vez que se trata de um processo natural do cachorro. Ensiná-lo a sentar pode ser útil em várias situações, e o processo de treiná-lo ajuda a estabelecer uma conexão entre vocês dois.

Depois que seu pet aprender a sentar, você terá a atenção dele, o que tornará o treinamento futuro mais fácil.

Os comandos “Senta” e “Vem” são muito importantes para a criação de obediência do cão. Por isso, por mais que ele seja disperso e agitado, é muito importante persistir.

Antes de começar o treinamento, recomendamos a leitura da introdução, onde explicamos melhor a respeito da escolha do ambiente, recompensas e palavras marcadores.

Passo 1 – Aguarde seu cão sentar

Comece em um ambiente sem muitos estímulos. Aguarde até que o seu cão se sente naturalmente, isso pode demorar um ou dois minutos. Assim que ele encostar o traseiro no chão, elogie usando o “bom garoto”, ou outro marcador escolhido.

O elogio precisa ser feito enquanto o cachorro estiver sentado, ele não pode ter levantado no processo. Após essa etapa, dê a recompensa, que pode ser um petisco. O petisco pode ser dado mesmo que o cachorro já tenha se levantado.

A palavra “Senta” ainda não deve ser adicionada nesta etapa.

Passo 2 – Se o seu cão não se sentar, chame a atenção dele e mostre que você tem um petisco em suas mãos

Capture a atenção de seu cachorro. Fique em frente ao seu animal, de modo que ele te veja e possa ficar focado em você. Coloque um petisco nas mãos, e, com ela fechada,
chegue bem perto do nariz de seu cão, de modo que ele possa cheirá-lo sem se levantar.

Passo 3 – Mova a mão um pouco acima da cabeça do seu cão

Mantendo a mão com o petisco fechada bem perto do focinho de seu cachorro, levante-a lentamente movendo-a em direção a cabeça de seu amigo. Ele seguirá o movimento com os olhos e focinho, olhando para cima, e acabará sentando enquanto segue a recompensa.

Passo 4 – No momento em que o traseiro do seu cão tocar o chão, elogie e dê o petisco

Assim que seu cachorro encostar o traseiro no chão, use o “bom garoto” ou a palavra marcador escolhida, e, logo em seguida, dê o petisco. A sequência deve ser seguida
nessa ordem: elogio e depois petisco.

Lembre-se que não estamos associando a palavra “Senta” ainda neste momento.

 

Passo 5 – Associe o comando “Senta”

Repita os passos acima durante algumas vezes, lembrando de fazer com que seu cão se levante e mude de posição antes de começar o processo novamente.

Em seguida, adicione a palavra “Senta”, pronunciando de maneira clara e firme no exato momento em que seu cachorro encostar o traseiro no chão. Em seguia elogie e dê o petisco.

Gradualmente vá diminuindo o movimento da mão para trás da cabeça de seu cão. Mas atenção, o comando “Senta” não deve ser adicionado até que seu cão esteja sentando e mantendo-se sentado no chão.

Descubra como transformar o comportamento do seu cão com o Método Adestramento Fácil! Aprenda técnicas comprovadas e avançadas para ensinar comandos básicos e avançados. Confira o curso completo em: metodoadestramentofacil.com.br.

Leave a Comment: