Quando resolvemos ter um cachorrinho imaginamos mil coisas do tipo: vou educar meu cachorro direitinho e ele vai aprender rápido a se comportar bem. Mas não é bem isso que acontece, né? Educar um cão não é uma das tarefas mais fáceis e, por isso, muitas pessoas recorrem aos adestradores.
Um dos processos que mais dá “dor de cabeça” aos donos é o de ensinar ao cãozinho que ele deve fazer xixi lá e não aqui. Quando o primeiro foi certo é aquela felicidade, mas quando olhamos novamente, já tem um xixi na sala, no quarto, na cozinha e por aí vai. O que fazemos? Damos broncas? Levamos ele até o jornal e falamos “aqui que você deve fazer xixi”? São tantas dicas que ouvimos que ficamos confusos e nos perguntamos: será que estão corretas?
A primeira dica é não repreender com broncas e gritos, afinal seu cão vai ficar assustado, não entenderá o que você quer e ficará com medo de ir até o local. Veja algumas dicas que podem ajudar na hora do adestramento:
- Quando seu cãozinho chegar ao lar, não o deixe solto pela casa toda. Delimite um lugar (por ex.: sala, cozinha, lavanderia), forre todo o ambiente, cerque com algo e faça de lá a casinha dele. Claro, brinque com ele, tire-o de vez em quando, mas na hora de dormir, coloque-o lá. Assim ele vai entendendo aos poucos que lá é o lugar dele fazer as necessidades.
- Depois de uma semana, solte-o pelo ambiente e veja como ele vai reagir. Fez xixi ou cocô no lugar errado? Leve-o até lá, ensinando o caminho e mostrando que lá é o lugar certo de fazer xixi.
- Aos poucos vá diminuindo a quantidade de jornal/fralda até ficar apenas uma folha.
- Cada vez que ele fizer no lugar errado, leve-o lá (mas sem braveza). Cada vez que ele fizer no jornal elogie-o e dê um petisco.
- Outra solução é pingar produtos específicos para isso no jornal/fralda, assim seu cão vai relacionar o cheiro com o lugar certo de fazer xixi. Veja aqui um deles.
- Depois de todas as doses de vacina ele já vai poder sair passear e fazer suas necessidades na rua. Tente sair com ele pelo menos 2x ao dia, assim ele faz no passeio e não vai querer “batizar” a casa!
Lembre-se: nem todos os cães aprendem rápido, tenha paciência, pois será um trabalho difícil. Caso ache que não tem paciência suficiente ou tempo para isso, procure ajuda de um adestrador, mas nunca desista de seu amigo. Vale à pena, sempre!