Ansiedade da separação: dicas práticas de como acabar com ela

Seu cachorro odeia ficar sozinho? Quando você vira as costas ele começa a chorar e quando você volta os vizinhos estão reclamando do choro? Quando você abre a porta, parece que passou um furacão pela casa, pois tudo está roído, estragado e sujo? Sabia que a culpa disso tudo pode ser sua? Pois é, a chamada ansiedade da separação é um dos males que mais atingem os cachorrinhos ultimamente, mas muito dela vem da forma como nós estamos criando nossos pequenos, tentando humaniza-los. Já parou para pensar nisso? Vamos explicar direitinho. Vem com a gente!

Dica 1: Cachorro cansado é cachorro feliz! Cães são animais de trabalho e se você não der função para ele, o tédio pode deixa-lo não só agitado, como irritado e agressivo.

A primeira coisa a analisar na hora de comprar ou adotar um dog é qual é o nível de energia dele. Ele é super agitado ou é mais calminho? E você, sua família? Combina com esse pique? É importante analisar isso porque alguns cães dependem de muito exercício, passeios e trabalho para se sentirem satisfeitos. Se o cachorro for de raça é fácil identificar qual é o nível de energia dele lendo sobre seu comportamento. Se ele for SRD, o conhecido vira-latas, você pode observá-lo. É sempre melhor analisar com calma do que levar para casa um bichinho com o qual você não irá se adaptar.

Independente da agitação do seu amigo, dê prioridade aos passeios diários. Coloque isso na sua rotina. É uma forma não só de cansá-lo, mas de praticar a liderança e de mostrar que parte do seu tempo é dedicado a ele.  O tempo de passeio irá depender do nível de energia, mas geralmente 40 minutos são ideais para cansar a maioria dos portes e raças.

Dica 2: Enriquecimento ambiental. Primeiro de tudo, certifique-se que o local onde ele fica durante sua saída é adequado e que ele tem água a disposição, locais para tomar sol, se esquentar ou se refrescar. Deixe à disposição o espaço suficiente para o porte de seu amiguinho (ou amigão). Depois, espalhe atrativos pela casa, como brinquedos inteligentes onde ele tem que trabalhar para conseguir o tão desejado petisco. Garanta que ele tem diversão suficiente, pois cães entediados tendem a ficar ansiosos e essa mistura resulta em: destruição de sofás, tapetes, tudo o que estiver pela frente!

VegPet

Dica 3: Seja o líder e não humanize. Não tem problema chama-lo de filho, nem dormir na cama. A questão é que todo cachorro, não só os potencialmente perigosos ou grandes, precisam de educação e, por serem animais de matilha, eles precisam – e querem!!!! – um líder. Se você não for esse líder, ele será e aí ele vai fazer o que quiser de você. Assim como na criação de um filho humano, o amor é fundamental, mas é tão importante quanto a educação! Um cachorro que late para quem se aproxima de você, não deixa ninguém sentar ou deitar ao seu lado, machuca membros da família por ciúmes não é bonitinho. Quando o cachorro percebe que você é o lado fraco da corda, ele tende a se tornar super protetor e, entre outros problemas, se afastar de você se torna um caos, fazendo com que a ansiedade da separação seja extremamente dolorosa para ele.

Dica 4: Mantenha seu amigo equilibrado. Um cão bem liderado e com a saúde em dia é equilibrado, por isso, não deixe de consultar o veterinário em caso de dúvidas. Ele vai checar se algum problema do cachorro pode estar sendo causado por desequilíbrios e pode receitar, inclusive, florais. Estes fluidos, também usados por humanos, podem auxiliar bastante, oferecendo sensação de mais segurança e calma.

E aí? Se identificou? Está fazendo sua parte? Não adianta depois colocar a culpa só no bichinho, hein? Qualquer dúvida, fale com a gente!

Leave a Comment: