Dicas para uma boa convivência entre cães e gatos

“Eles brigam como cão e gato”. Quem nunca ouviu esse ditado? É senso comum acreditarmos que cachorros e gatos não podem conviver sob o mesmo teto. Mas isso nem sempre é verdade. Aliás, quanto mais o tempo passa, mas a gente vê os bichinhos vivendo na maior paz!

Ambos são predadores e vem daí essa crença. Os dois animais, em contato com a natureza, seguiam o instinto da caça e se preocupavam em garantir seus territórios. E é aí que, normalmente, mora a desavença. Mas, se apresentados da maneira correta, cães e gatos podem conviver pacificamente e mesmo se tornarem grandes companheiros.

Filhotes

A maneira mais fácil de ter na mesma casa gatos e cachorros é colocá-los em contato desde filhotes. Os dois descobrirão o ambiente ao mesmo tempo, poderão partilhar das mesmas brincadeiras e crescerão juntos sem maiores problemas. Só fique atento para garantir que cada um tenha seu local de higiene e sua alimentação própria.

A chegada de um cachorro

Quando o gato já está no território e aparece um cão, a tendência é que o felino se esconda. Garanta que haja lugares para que isso aconteça. Enriquecimento ambiental, nesse momento, é essencial. Observe se seu gato curte mais se esconder embaixo das coisas ou em locais altos e ofereça arranhadores ou móveis assim. Deixe também comida e água em local longe da vista do cachorro. Assim, ele poderá sentir-se seguro enquanto se familiariza com o novo morador.  O mesmo vale para a caixinha de areia, senão eles podem segurar as necessidades e acabar com problemas de saúde.

A chegada de um gatinho

A porta de entrada para um cão é sempre o olfato e é isso que ele tentará fazer assim que o gato chegar. Apresente o gato ao cachorro de forma segura (em uma caixa de transporte trancada, por exemplo). Depois, separe o cachorro e deixe que o gato conheça a casa.

Nos primeiros dias, é importante mantê-los separados. Aos poucos, os dois se acostumarão com a presença um do outro. É normal que o gato faça “fuuuu” para o cachorro e é importante garantir a segurança de ambos caso o cachorro não curta muito essa recepção. Observar os comportamentos é essencial. Só libere a convivência quando perceber que está todo mundo em paz!

Muita paciência!

A adaptação pode acontecer rapidamente, mas pode levar algum tempo, depende do temperamento do cão, do gato e de como eles foram criados. Tenha bastante paciência e vá fazendo a apresentação de forma gradual. Só assim você garante que não haja nenhum acidente. Se algum atrito acontecer, o trauma pode dificultar o processo.

Se tiver dificuldades com a adaptação, consulte um veterinário ou especialista em comportamento animal. Esses profissionais podem ajudar a garantir uma convivência mais harmoniosa.

Depois é só tirar um milhão de fotos e postar no Instagram a maior fofura que existe: cães e gatos abraçadinhos dormindo! 😉

 

 

Leave a Comment: