Saiba como escolher a melhor areia para seu gato

COMO ESCOLHER A MELHOR AREIA PARA SEU GATO?

Um dos grandes benefícios dos gatos comparados aos cachorros é que eles são, naturalmente, mais higiênicos. Além de se lamberem para se limparem, eliminando a necessidade de banho, eles praticamente já nascem sabendo onde fazer suas necessidades. Para quem tem um gatinho desde pequeno, é encantador ver como pode um serzinho tão pequeno já procurar o lugar correto.

Isso acontece porque os ancestrais felinos enterram suas fezes na natureza para evitar que os predadores (a até as presas), acompanhem seu rastro. Isso está no DNA, então não é preciso ensinar, na maioria dos casos. Inclusive, se os gatinhos não fazem isso logo na infância, pode ser um sinal de que as coisas não estão correndo na ordem normal. Por exemplo, se ele está fazendo cocô por aí, pode ser um indício de que ele está com o intestino solto e não consegue chegar a tempo na caixinha.

É muito difícil encontrar a melhor alternativa, por isso, vamos ensinar como escolher a melhor areia para o seu gato logo abaixo:

Escolhendo a areia

Existem hoje no mercado algumas opções de areia ou granulado sanitário. Não existe uma “mais indicada” para o seu bichano. O importante é que ele se adapte. Gatos são superexigentes e a principal preocupação é que a areia esteja sempre limpinha, trocando frequentemente ou tendo mais caixinhas – chamadas também de “liteiras”.

Se eles começarem a fazer as necessidades em locais errados, pode ser sinal de 3 coisas:

  • Eles não estão gostando da areia;
  • Você não está trocando com a frequência ideal;
  • Eles estão com algum problema de saúde ou comportamental.

Também vale ressaltar que é legal usar as areias próprias para gatos, pois muita gente acha que pode usar qualquer uma, até as de construção e isso pode ocasionar problemas de saúde como fungos. Além disso estas areias muitas vezes já vem úmidas e podem afastar os gatos.

Diferenças entre as areias disponíveis

Granulados – Por serem mais acessíveis, são as mais usadas pelos donos de gatos. A vantagem é poder trocar com mais frequência e a desvantagem é que os seus torrões não são muito firmes e, por isso, o xixi pode formar lama. Isso gera patinhas sujas pela casa! 😉

Sílica – São as mais procuradas atualmente, mas têm um preço um pouco mais salgado e, por isso, deve ser levado em consideração o custo x benefício. Existem dois tipos, o pó e as pedrinhas. Ambos têm uma boa absorção e causam pouco odor, desde que trocados com a frequência ideal. O tipo “pó” pode grudar nas patinhas dos bichanos, causando um pouco de sujeira em volta da caixinha.

Pedrinhas – Elas grudam nas fezes, mas o controle de odores não é tão efetivo. O xixi também não é tão bem absorvido. A vantagem é não formar lama. É ideal para quem mora em casas e pode deixar a caixinha em locais abertos, longe da chuva, mas onde o odor pode evaporar.

Biodegradável – Estas têm a grande vantagem de poderem ser descartadas em vaso sanitário. Além de práticas, também são mais ecológicas e deixam ainda menos cheiro na casa. As de boa qualidade formam torrões firmes, quase gelatinosos, que podem ser separados com facilidade com o uso da pazinha.

Dicas importantes

– Tenha sempre uma caixinha a mais que o número de gatos que você tem em casa ou, se possível, duas para cada. Dessa forma você não corre o risco de encontrar “surpresas” pela casa, pois os bichanos realmente não gostam de fazer suas necessidades nas caixinhas já sujas.

– Se você tem um gato mais territorialista, cuide para que a caixinha dele fique separada ou tenha caixas em vários locais da casa. Dessa forma, todos os membros da família podem fazer suas necessidades. Muitas vezes

 

Leave a Comment: