Como escolher a ração para seu pet

Em meio a tantas variedades os donos ficam cada vez mais perdidos para escolher a ração de seus pets, não é? Você tem a sensação de estar perdido quando começa a procurar a dos seus? O fato é que, além das variedades, há níveis de qualidade, que explicamos neste post. E tem algumas outras coisas para se levar em consideração. Confira algumas dicas para selecionar o melhor alimento para seu pet!

Para começar, existem rações úmidas e secas. As duas são alimentos processados que devem conter os nutrientes necessários para manter o animal saudável. Elas têm que ser testadas e aprovadas por órgãos regulamentadores.

A alimentação de um cão adulto é diferente de um filhote, por isso é bom ficar atento e mudar a ração ao longo dos anos. Converse com seu veterinário sobre a quantidade e nutrientes adequados para cada idade e peso.

Os cães não são como os gatos, que são carnívoros, eles também precisam de outros alimentos como grãos, frutas e legumes, porque são fontes de vitaminas, minerais e fibras e a ração deve ter quantidades adequadas para o seu cão. Porém, é importante lembrar que cada animal tem necessidades nutricionais individuais e consultar seu vet é sempre uma boa pedida!

Aprenda a ler um rótulo de alimentos para cães Assim como fazemos com os alimentos que compramos, também deveremos aprender a ler os rótulos da ração que damos para o nosso pet. Os rótulos devem conter as seguintes informações: Nome do Produto, Peso líquido do produto, Nome e endereço do fabricante, Análise garantida, Lista de ingredientes, Espécies animais destinados (cão ou gato), Declaração de adequação nutricional, Orientações de alimentação

Nome do Produto Preste atenção ao nome do produto, se diz que tem carne, pelo menos 70% do produto deve conter este ingrediente.  Caso apareça outros termos como “Jantar de carne bovina”, “carne prato principal”, ou “prato de carne”, isto quer dizer que apenas 10% do produto contém carne. Se no rótulo estiver escrito “Com carne” requer apenas que 3% do total do produto ser carne, e “sabor da carne” implica simplesmente que há carne suficiente no produto para dar sabor, ou seja, menos de 3%.

Ingredientes  

Geralmente, a lista de ingredientes no rótulo não informa a qualidade dos ingredientes ou a origem. Em alguns casos, os fabricantes dividem os ingredientes para tornar a distribuição mais equitativa. Por exemplo, diferentes tipos de milho, tais como flocos de milho, milho moído ou partidos podem ser listados separadamente.

A carne é outro ingrediente de difícil compreensão no rótulo. Há carnes integrais que contém uma grande percentagem de peso da água, o que significa que a percentagem global de carne após o processamento é menor do que parece.

Farinha de carne, por outro lado, parece menos atraente, mas, na verdade, contém mais carne do que “carnes inteiras”, já que não há o peso da água para jogar fora do cálculo.

Embora a lista de ingredientes não mencione a qualidade dos ingredientes, ela diz o que contém em cada produto. Isto é especialmente importante para os pets com necessidades ou alergias alimentares especiais e também é útil para os proprietários que desejam alimentar seus animais com fontes específicas de fibras, proteínas e hidratos de carbono.

Vale ressaltar aqui que já existem rações vegetarianas para cachorros e pesquisas que indicam que seu uso é seguro. Confira aqui.

Super Premium, Premium e Standard

Mais que propaganda, estes rótulos querem dizer muita coisa e a qualidade realmente varia de um produto para outro.  Aquelas que são Super Premium e Premium usam nutrientes mais selecionados, proteínas das partes nobres, não usam penas e ossos.

Também não contém corantes que são prejudiciais à saúde e usam conservantes naturais.

Outro ponto importante é que certas rações apresentam ingredientes para determinadas raças e porte de cães. Um cão pequeno e doméstico não tem a mesma necessidade de um cão de competição ou de caça. Como sempre, na dúvida, é só perguntar pro seu veterinário de confiança!

 

Leave a Comment: