TOC em cães. O que é, como tratar?

Você já deve ter visto seu cachorro (ou qualquer outro) correndo atrás do próprio rabo. É uma cena engraçada e muitas pessoas acham que o cãozinho está apenas brincando e descobrindo o rabo. Porém, isso pode ser indício de que seu cão sofre de Transtorno Obsessivo Compulsivo, o famoso TOC – igual ao dos humanos!

Outros comportamentos que indicam que seu cão sofre de TOC são a mastigação da pata por muito tempo, correr atrás da própria sombra, mastigar algum objeto compulsivamente. A maioria dos cães que apresentam esses sintomas sofrem de stress acentuado. Ou seja, cães que passam muito tempo sozinhos, que não passeiam com frequência, que ficam presos, que não convivem com outros animais, têm mais chances de desenvolver o TOC.

Como tratar?

O primeiro passo é identificar o problema. Se seu cão apresenta algum desses comportamentos, é hora de procurar ajuda. Converse com o veterinário, veja o estágio do TOC e comece o tratamento.

Mudanças de hábito podem ajudar seu amiguinho a melhorar mais rápido. Se você fica o dia todo fora, deixe brinquedo inteligentes (como o porta-petisco – você encontra aqui) para seu cão se entreter.

Mora em apartamento? Saia passear pelo menos duas vezes ao dia. Leve seu cão para brincar em parques e praças sempre que possível. Nunca deixe ele preso em algum cômodo ou acorrentado.

Esses hábitos, junto com o tratamento medicamentoso podem fazer com que seu animal livre-se logo do TOC e tenha uma vida mais tranquila.

 

 

Leave a Comment: