Os diferentes significados da lambida do cão

Existe coisa melhor do que chegar em casa após um cansativo dia de trabalho e ser recebido por muitos “lambeijos”? As lambidas dos cães significam afeição, amor, saudade. Pelo menos é o que todos imaginam, né? E estão certos, a lambida é uma forma do cão expressar seu sentimento. Mas não significa só isso.

Combate ao Estresse

Sim, o ato de lamber o dono ou qualquer outra pessoa pode ser relaxante para os peludos. Isso porque ao lamber eles liberam endorfina, substância que age no corpo liberando o estresse. Alguns cães lambem a si mesmo, geralmente as patas, chegando até a formar feridas. Esse comportamento precisa ser tratado, pois todo excesso faz mal!

Comunicação

Os cães não lambem somente os humanos, eles lambem também outros cachorros. Essa é a maneira que eles se “apresentam” e “dizem” que são amigos e não inimigos. Aliás, eles também podem lamber outras espécies, como gatinhos, passarinhos e outros. É um sinal de afeição.

Ocupação

Quando o peludo se sente sozinho ele pode criar o hábito de lamber o dono (muito mais que uma simples recepção amorosa), objetos e até partes do próprio corpo, como citado acima.

Gostou das dicas? Que tal compartilhar e ajudar mais papais de peludos a identificarem qual o tipo de lambidas que seu cãozinho possui? Se for o caso de ansiedade é bom conversar com o veterinário 😉

Leave a Comment: