Será que ração vegana é saudável para cães e gatos? É uma opção segura para o seu pet? E ainda mais, você pode oferecê-la para cães e gatos idosos? Fica comigo nesse artigo até o final que eu vou te contar se ração vegana é saudável, se é uma moda ou um estilo de alimentação que veio para ficar.
Tem ração vegana para cães idosos?
Essa é uma pergunta muito comum. Hoje o mercado trabalha da seguinte forma: tem marcas com rações próprias para raças, portes, idade, e até mesmo ambientes (indoor, outdoor). E outras que trabalham com um tipo de ração que atende a todos os portes, raças e ambientes. E por que o mercado funciona dessa forma?
Porque nós, como consumidores, na hora de tomar uma decisão de compra, às vezes ficamos em dúvida diante de duas ou mais opções de ração. E no caso, se uma delas está dizendo que é própria para a raça do seu pet, você tende a escolher essa marca, porque entende que ela foi desenvolvida de uma forma que atende todas às necessidades do seu cão ou gato.
Isso é bem discutível e não é o objetivo deste artigo entrar nesses detalhes. Se você quiser que eu fale mais sobre isso, deixe aqui nos comentários que posso gravar um vídeo ou escrever um artigo só explicando mais sobre o assunto. Mas, respondendo a pergunta, tanto a Bicho Green quanto as outras rações que vendemos em nossa loja (as vegetarianas), podem sim ser fornecidas para seu pet idoso, sem nenhum problema.
O tamanho do grão atende cães de pequeno porte?
O grão da ração, que também é chamado de bite, foi desenvolvido para atender todas as raças e portes.
Por exemplo, aqui tenho dois cães, o Rufus (um pug) e o Frodo (uma mistura de poodle com salsicha). O Frodinho tem cinco quilos, é bem pequeno e tanto ele quanto o Rufus comem a ração sem problema nenhum.
Alguns amigos, que são clientes da loja, têm cães das raças golden e labrador, pets de porte maior. Eles também se alimentam de Bicho Green sem nenhuma dificuldade.
Cachorros mais ansiosos na hora da refeição às vezes acabam aspirando a ração quando estão comendo. . O grão pode ficar preso entre a bochecha e o molar, causando, eventualmente, algum engasgo. Isso não é nada grave, mas é bom saber que eventualmente acontece.
Para esses casos, existem produtos que ajudam o pet a comer mais devagar. São brinquedos em formato de bola, ou comedouros com algumas reentrâncias, e que também ajudam a gastar energia mental, porque o animal precisa fazer um esforço para chegar ao alimento.
Como surgiu a loja Vegpet?
Sou vegetariano desde 2011. Quando o Rufus e o Frodo vieram pra casa, lá em 2013, ganhei um livro chamado “Jaya, uma Weimaraner vegetariana“.
Nesse livro li sobre uma marca de ração vegetariana chamada FriDog, e, quando comecei a revendê-la, descobri que existe desde 1998. O livro, que me colocou em contato pela primeira vez com o conceito de ração vegetariana, hoje mudou de nome, e você pode encontrá-lo como “Anjos Peludos: Método de Educação de Cães”.
O primeiro produto
Depois de conhecer a ração, comecei a procurar em diversos lugares porque queria oferecê-la aos meninos aqui de casa. Mas, mesmo morando em São Paulo, não conseguia encontrá-la com facilidade. Isso me levou a pensar “Poxa, assim como eu, outras pessoas devem querer comprar essa ração, mas passam pela mesma dificuldade para achá-la.”
Percebi aí uma oportunidade, o que levou eu e meus sócios na época a comprar uma quantidade maior. Era fim de 2013, e compramos 240 quilos da ração. Pensamos que no pior dos casos, se não vendêssemos nada, Rufus, Frodo e os pets dos outros integrantes teriam ração por um ano.
Dessa forma então, começamos a revender a Fridog, e nasceu a Vegpet. Inclusive, criei uma playlist só contando a história da empresa desde sua criação, quando o Rufus e o Frodo vieram pra casa. Se quiser conhecer mais sobre nós, clique aqui para assistir os vídeos explicando tudo isso.
Depois de alguns meses, após as primeiras vendas, começamos a trazer biscoitos, petiscos, ossinhos vegetais, e outros produtos que fossem de base vegetal e ecológica. Eles formaram os pilares de alimentação, ambiente, comportamento e cuidado, e norteiam a escolha de novos itens que entrarão em nossa loja. Inclusive, se você conhece algum dentro desse posicionamento, e gostaria de vê-lo em nosso site, deixe aqui nos comentários, que iremos analisar a possibilidade.
E após toda essa jornada, que compartilhei com vocês até aqui, hoje continuamos firmes e fortes em nossa missão, a de melhorar a qualidade de vida dos pets, respeitando o planeta.
Onde encontro a ração vegana?
Então, se você quer fazer parte dessa nossa missão também, fornecendo esses produtos mais saudáveis para o seu pet, em nossa loja você encontra a Bicho Green, , a ração vegana desenvolvida por especialistas contratados pela Vegpet, um alimento saudável disponível tanto na versão para cães, quanto para gatos. Além disso, temos também outras rações vegetarianas e produtos como petisco, ossinhos vegetais entre outro. Para acessar nossa loja é só clicar aqui.
VegPet. O seu pet e o planeta agradecem.
Outros artigos que podem te interessar:
RAÇÃO VEGETARIANA: O que você precisa saber para seu cão ser mais saudável e feliz?
ANEMIA EM CÃES: causas, sintomas e tratamentos
CACHORRO COM ALERGIA: 4 dicas infalíveis para acabar de uma vez por todas com ela!