A História da Ração Vegana no Brasil

O início da ração vegana no Brasil

A ração vegana para animais no Brasil teve início em 1998, quando a FriRibe, uma empresa brasileira, produzia insumos para animais de corte e rações para cães e gatos. Durante uma convenção fora do Brasil, o veterinário Dr. Walter Albuquerque teve a visão de que poderia aproveitar a proteína vegetal como a base para uma ração com alto coeficiente de digestibilidade.

A empresa FriRibe, então, investiu cerca de 100 mil reais para desenvolver um produto vegetariano para cães e gatos. A ração vegetariana para cães, a Fridog, foi lançada e a formulação para gatos, a Fricat, também foi desenvolvida, mas devido ao volume de vendas, apenas a Fridog Vegetariana para Cães foi mantida na linha.

Os benefícios foram muitos e, em 2003, foi realizado um estudo durante um simpósio em Campinas sobre o coeficiente de digestibilidade. Comprovando que a proteína vegetal tem altíssimo aproveitamento para os pets. Clique para ler o estudo.

A Vegpet e a expansão da ração vegana no Brasil

Com a aquisição da FriRibe por uma multinacional holandesa chamada Nutreco, a Fridog vegetariana ficou de lado por um tempo. Seguiu sendo comercializada, mas ganhou destaque e relevância somente em 2014, quando um grupo de jovens empreendedores comprou uma quantidade de 240 kg dessa ração com o objetivo de criar um site para revender as rações. Essa empresa criada pelos jovens empreendedores é a Vegpet.

Desde então, a Vegpet se tornou a principal referência em ração vegana para animais de estimação no Brasil, com diversos produtos disponíveis no mercado para atender aos tutores que optam por alimentar seus pets com uma dieta vegana ou vegetariana. A história da ração vegana no Brasil mostra como a inovação e a visão empreendedora podem levar a novas oportunidades e à criação de negócios de sucesso.

A expansão da linha Bicho Green

A Bicho Green é a linha própria de rações vegana da Vegpet, lançada em março de 2018, sendo a primeira linha vegana para cães e gatos no Brasil. Em sua segunda geração, a Bicho Green já planeja uma nova expansão de linhas, trazendo opções para filhotes, raças pequenas e cães adultos, linhas super premium e premium.

A ração vegana para animais de estimação é uma opção alimentar que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Com a criação da Vegpet e a expansão da linha Bicho Green, tutores de pets têm agora várias opções de produtos para alimentar seus animais de estimação com uma dieta vegana.

Entrevista com o CEO da VegPet, Victor A Ramos

 

Outros artigos que podem te interessar:

Cachorro se coçando e se mordendo: Descubra 6 possíveis causas

Cachorro pode comer chocolate

Quero adotar um cachorro de porte pequeno, o que não te contam?

Como lidar com a agressividade em cães: 7 dicas importantes

Adestramento por restrição de espaço: Como reduzir a agressividade do seu cão

Leave a Comment: